www.ical.org.br - Acompanhe os trabalhos do ICAL. Seja um membro ativo dos projetos culturais.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Vidas Secas - GRACILIANO RAMOS - RESUMO




Vidas Secas

Graciliano Ramos

Do Etapa Vestibular




Vidas Secas é o último romance de Graciliano Ramos e a única experiência do autor com foco narrativo na terceira pessoa. A obra é constituída em forma de espiral, cujo início fechado ("Mudança", cap 1) abre-se no final, com o último capítulo ("Fuga") conduzindo os personagens para um destino inusitado, mas que mantém o elo da desdita, da miséria, da fome e da pobreza.


Entre os dois capítulos-limites são constituídos 11 quadros que, aparentemente, nada têm em comum a não ser os personagens e a paisagem.


Um tênue fio narrativo faz o leitor conhecer a história de uma família de retirantes nordestinos que foge da seca, encontra período de passageira estabilidade e parte novamente em retirada quando as chuvas deixam de cair, prenunciando um novo período de seca. A economia (de estilo, de linguagem, de vida e de cenário) pode ser destacada como a característica básica do volume.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4d/Casal_de_retirantes.jpg

Um comentário:

Anônimo disse...

ola!simpatizei muito o vosso espaco!
Deem uma olhada tambemno meu trabalho em http://www.partypokerbonus50gratisfpb.pokersemdeposito.com/ , sobre regras de poker em portugues!
Ate a vista